
Lycra de competição agora é museu. Foto: arquivo pessoal.

Fia e sua coleção de lycras. Foto: Arquivo pessoal.
Aficcionado por competição, desde 2004 tentava voltar ao WCT. Mas, problemas de coluna me atrapalharam em 2005 e 2006. Resolvido o problema, vi que a fila havia andado e, em 2007, percebi que meu surfe era o mesmo, porém a nova geração estava com tudo e principalmente com manobras aéreas ,que decisivas em uma bateria deixava tudo mais difícil.
Sempre fui disciplinado e esforçado. Talvez isso tenha me feito parar de competir profissionalmente agora, aos meus 40 anos. Nem imaginava que um dia iria chegar aqui, pois quando entrei no circuito da ASP, os caras paravam antes dos 30 anos.
É bem verdade que no fim da carreira competitiva comecei a visualizar o prolongamento das baterias, justamente por ter a competição no sangue há muito tempo, por gostar muito e ser um pouco teimoso e persistente, pois de repente poderia ter pendurado a lycra há algum tempo.
Mas essa esticada acabou me confortanto. Perdi muitas baterias ultimamente e agora a decisão final chegou. O momento é realmente este e começa uma nova fase em minha carreira de surfista profissional fora das competições.
Nesses anos de vida competindo mundo afora reforcei o aprendizado de muita coisa. Vi minha geração ser sólida e presenciei umas três gerações do surfe brasileiro no circuito. Nunca tracei metas e apesar de ter visualizado o topo, sempre procurei seguir degrau por degrau com o pé no chão.
Sendo assim, quando as coisas iam contra as expectativas, não doíam muito, já as que eram além do que esperava , curtia bastante depois de assimiladas. Casei e tive filhos cedo… A preocupação inicial transformou-se em garra e foco, pois tinha uma família pra sustentar.
Todo o trabalho para carregá-los comigo em volta do Globo era pouco diante de minha felicidade. Muitos viam aquilo como um problema, mas era uma solução para me manter vivo no Tour e, claro, para não perder tanto o crescimento e desenvolvimento de meus filhos.
Com isso contei também com a parceria de minha esposa Elka, sempre guerreira, me incentivando e tomando conta de muita coisa ‘extra surfe’.
Nesses anos trabalhando com o esporte, aprendi muita coisa em outras áreas como mídia, informática, vídeo e fotografia, marketing, fabricação de pranchas etc. Com tanto tempo dedicado nessa profissão, agora sigo por essas áreas, sempre treinando e me exercitando pra estar com o surfe em dia para o que der e vier.
Farei mais surf trips, principalmente pra lugares que ainda não conheço. Entretanto, como sempre, deixarei os caminhos me levarem e subirei degrau por degrau dentro de qualquer coisa, darei passo a passo e como diria Chico Science: “Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar”.
pode pindurar a lycra de competição ! mas não pare de surfar
porq vc sera sempre um espelho para as galera mais nova pode ter certeza disso! e deixo um convite para vc que venha para itapema (sc), para surfarmos juntos em um pico secreto
que temos aqui uma esquerda alucinante quando esta classico
por isso deixo essa convita a vc !!!!
abraço seu fã!!!
por luis carlos de lima, em 23/10/2009
Fabinho,
O surf competitivo certamente perde um de seus maiores atletas. Parabéns pela brilhante carreira que fez de você o maior surfista profissional brasileiro de todos os tempos, admirado dentro e fora d’água por todas as pessoas envolvidas de alguma maneira com o surf.
Tenho certeza que com o seu talento e carisma você ainda vai contribuir muito com o desenvolvimento do surf, pelos muito caminhos possíveis que você mesmo citou.
Boas ondas!
por luciano burin, em 24/10/2009
Como não poderia ser diferente vindo de você, parabéns pelas sinceras palavras e desejo-lhe MUITO sucesso em sua nova etapa na sua vida profissional…
Abçs, e vá com tudo!
Marcio
por Marcio Rosa, em 25/10/2009
Fia
Meus parabéns pela sua brilhante careira que venho acompanhando, me inspirando e admirando seu trabalho dês do inicio quando vc e o teço abriam as portas para o Brasil a fora…
Tudo de bom e sempre campeão mundial pra muitos que lhe acompanham.
Rodrigo
por Rodrigo Ayres, em 25/10/2009
Acho que tinha 13 anos, começando a surfar em Pau Amarelo-PE. Não sei se vc a conhece, mas a referida praia praticamente não tem onda
Mas já foi o suficiente para amar o esporte. Foi o que me impulsionou a comprar a minha primeira revista Fluir. Na capa, um menino de uns 19 anos era o destaque. Fábio Gouveia, dizia a reportagem, tinha vencido o Mundial em Porto Rico. Era 1988, acho. Não sabia direito o que era, mas como nordestino orgulhoso comecei a seguir os passos do paraibano, a partir dali. E pude comemorar, com o passar do tempo, o Rookie Of de Year, os primeiros títulos internacionais de grande envergadura, uma etapa no Havaí na sacola… Tantas coisas. Cara… vc revolucionou o surfe nacional. Não só no mar, mas fora dele. Como podia existir um cara que quebrava, de estilo tão milimetricamente perfeito, e ainda ser gente boa? Ele estava ali, em Noronha, quando tive a oportunidade de conhece-lo, mesmo que rapidamente, em 2007. O Fia, o Fabinho, o Fábio Gouveia. Sempre pronto para atender fãs, imprensa, amigos… Que cai cedinho no lugar certo e na hora certa para ser fotografado e dar retorno para as marcas que o patrocina. E ainda torcedor do Sport! Pedi para vc posar para uma foto com a camisa rubro-negra e vc fez, sem rodopio. A camisa é sua, disse-lhe. Era essa a minha primeira intenção quando cheguei ao arquipélago pernambucano (No 3×1 do Figueirense no Sport, ano passado, vc foi flagrado vestindo ela, por uma câmera, no estádio Orlando Escarpelli). Não precisa dizer que desde aquele 1988 até hoje tenho vc como um ídolo. E não tenho vergonha de falar. Agora vc vai parar. Mas parar de competir. O surfe vai continuar. E vez por outra o Fabinho vai pintar em algum vídeo por aí, seja dançando com uma câmera esquisita na cabeça ou fazendo a cabeça numa onda em algum lugar do mundo. A decisão foi sábia. E inteligente e correto como vc é, logo logo vai se destacar nas áreas que está começando a mexer, ralar. Sempre foi assim na sua carreira. Não tem novidade. quem conhece sua história sabe disso. Agora vc vai ter mais tempo para chegar em Pernambuco. Aquela matéria com o time do Sport, na próxima barca por aqui, ainda está valendo
Obrigado por toda alegria que vc deu aos brasileiros e aos amantes do seu surfe. Isso, por ter certeza, é eterno.
Marcelo Sá Barreto, Jornal do Commercio, Recife-PE
por Marcelo Sá Barreto, em 26/10/2009
Dá-le Fabinho ou para mim e muitos”Fabuloso”!
Parabens pelas sinceras palavras que só voce sempre diz, achei demais apesar da minha tristeza de não ve-lo mais nos compeonatos, sei que vc estara sempre de bem com a vida ao lado da família e sabendo que fez o melhor que pode pelo surf brasileiro!
Sou seu fã de carteirinha e saiba que o Adriano esta la no topo porque vc e outros desbravaram muito bem o caminho!
Por voce e outros que tenho certeza que teremos um campeão mundial um dia, se não for agora com o Mineirinho será logo, ja que o Brasil merece e morrera tentando…! É oque eu faria pelo meu país!
Fabinho, com todo seu poder e coragem peço a gentileza de levantar uma bandeira a do “Surf nas olimpiadas de 2016, nem que seja de demonstração, ja que este esporte merece e a cidade maravilhosa é perfeita para mostra-lo!
Agradeço de coração por todos estes anos que voce levantou nossa bandeira no exterior e saiba que sempre tivemos muito orgulho do nosso Fabio”Fabuloso” Goveia!
Curta seus filhos, eles são nossa benção na terra! ![]()
Palavras de um fã seu, surfista na veia, veterano paranaense em Sampa na vida louca!
ALOHA
por Betto Mattos, em 27/10/2009
Tu não és Fabuloso a toa, parabéns pelos anos de profissionalismo, o povo Brasileiro agradece sua garra e força.
Você foi, é e será sempre meu ídolo, seja pela surfe no pé, seja pela pessoa que é, apesar de não conhece-lo pessoalmente.
Sucesso e muito, muito mais surfe na veia para você.
Um abração, saúde e paz!
por frederico, em 28/10/2009
Fábio gouveia até hoje foi o melhor espelho para todo brasileiro que queria viver do surf.Parabéns por sua carreira vitóriosa no circuito mundial vi vc surfando no nortão beachpark no ce no qual venceu com aquela geração zé paulo,pupo,renan,tatui graças a deus nunca parei de surfar pois foi emocinante ver a história acontecer do maior surfista do brasil de todos os tempos.hoje eu e minha esposa trabalhamos com surfart que desde aquele tempo o surf corre nas veias e no coração.aloha.
por Douglas e R.angélia., em 28/10/2009
Fabinho o tempo não perdoa, e a fila anda, lembro uma certa vez a um bom tempo, que eu, Woshington, Shiil, iamos surfar em Praia Bela, quando voçe vinha de Porto acredido que uma dos seus primeiro campeonato, logico com a taça na mão, de carona em um caminhão porque o opalão azul do amigo Paulo Bala tinha quebrado, se a memoria não falha depois deste episodio foi so vitoria e muita alegria para todos nos Brasileiros e notadamente a nos Paraibanos.
VALEU FABINHO.
SUCESSO e aquele abraço.
AMADEU
por amadeu rodrigues, em 28/10/2009
Parabens aew man por tudo que conseguio e tudo que vc representou não só no surf mas no esporte em geral!! Com certeza, vc serviu e ainda serve de inspiração pra muita gente fisurada pelo esporte e pelo estilo surf de ser, pensar e agir..
Abração.
Fica na paz aew..
por Igor, em 29/10/2009
OI Fabio,
Meu nome é Pedro tenho 12 anos e moro aqui em Salvador na Bahia surfo tem 1 ano e alguma coisinha e gostei bastante do seu texto, pois vi que você conseguio mesmo fora do tour manter um vida bem legal!!
Isso é meu sonho sabe? pois adoro o surf e mesmo quando não der mais para eu surfar quero continuar com uma ótima vida.
abraços.
por Pedro Leonelli, em 29/10/2009
Fabinho
Voce fez tudo direitinho, o lance de levar a familia deu uma visao do mundo desde pequenos, cresceram sem traumas , pela constante ausencia do papai como acontece com muitos que tem profissao de pé na estrada.
Voce influenciou positivamente centenas ou quem sabe milhares de surfistas, e a vida continua….
Aloha
Neco Carbone
por Neco Carbone, em 29/10/2009
Grande Fabuloso … então espero os proximos filmes !! ou vai ficar no escritório ??
grande abraço e obrigado por tudo !!!!
por marcos steckert pessoa, em 30/10/2009
Fabinho voce eh o cara, mesmo tendo varios surfistas da nova geracao arrepiando em aereos e manobras futuristas estilo igual ao seu vai ser dificil so pig que lembra um pouco, eu vi ele outro dia no casamento do meu primo aqui em maceio hahah nem acreditei.
Abraco e sucesso.
Quando veste a camiseta o que tava encantado inda vira fabuloso. hahah
por Victor Gomes Rocha, em 30/10/2009
Fabinho o surfe competitivo pode ter ganhado muito em aereos e manobras mas certamente perde muito em estilo e alinhamneto, apenas alguns lembram o seu surfe como o pig por exemplo, ele tava no casamento do meu primo um dia desse aqui em maceio, nem acreditei quando ele sentou na minha mesa, me arrependo de nao ter falado muito com ele por que nao queria incomodar que ele tava com namorada e amigos.hahah.
Abracos
Quando bota acamiseta o que tava encanto inda vira fabuloso
por Victor Gomes Rocha, em 31/10/2009
Meus parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!! a continuação nunca para, o importante,é estar fazendo a diferença muito sucesso e paz!!!!! agora é viajar e fazer o filmes irádos para todos nós que fazemos parte desta tribo!!!!! abraços wilson de Sousa surfista P.Futuro ceará!!!!!
por wilson de sousa, em 02/11/2009
Meus parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!! a continuação nunca para, o importante,é estar fazendo a diferença muito sucesso e paz!!!!! agora é viajar e fazer filmes irádos para todos nós que fazemos parte desta tribo!!!!! abraços wilson de Sousa surfista P.Futuro ceará!!!!!
por wilson de sousa, em 02/11/2009
Fala Fia. Soube através de amigos da tua recente decisão. Queria te dizer que fosse sem dúvida o melhor surfista brasileiro de todos os tempo. Carismático, humilde, engraçado, uma figura impar. Te desejo sucesso.! E quando escrevo essas linhas, lembro do Op Pro de 86 na Joaca. Sentado na areia, com o camarada Josafá Fernandes (Didi), nordestino como tu, comentando a teu respeito… E ele falava de ti, e eu falava do Teco, e que vocês dois já naquela época estavam maduros e prontos para estourar mundo afora. E deu no que deu. Um monte de conquistas, reconhecimento, títulos e uma infindade de amizades. Quero te desejar boa sorte e muito sucesso. Te dizer que ao longo dos anos 80 e 90, esperava ansioso a chegada no Now e das revistas áqui em casa para saber como a dupla tupiniquim havia ido nas competições pelo mundo. Assisti baterias memoráveis, confrontos disputaddíssimos, como aquele em Ubatuba em 88 - Sundek Classic - contra o Barton Lynch (arquibancada lotada e galera uivando) quando vinhas lá do outside manobrando forte, ou mesmo no Guarujá lotado na primeira vitória na ASP. Com o passar dos anos e a chegada da internet tudo ficou mais próximo e mais fácil. Fico feliz em ter organizado o lançamento do teu filme aqui em Floripa e mais feliz ainda de ter podido acompanhar a trajetoria de um verdadeiro surfista brasileiro. Sorte!
por Maurio Borges, em 02/11/2009
Fabinho,
Sem dúvidas você é um dos principais nomes do surf brasileiro e se todos os surfistas profissionais tivessem a determinação, bom humor e a comunicatividade sem mencionar do talento que você tem, sem sombra de dúvidas seríamos os campeões mundiais…
Espero que você continue surfando e ensinando a galera da nova geração, pois esse talento tem que ser passado para o próximo!!!
Abraços e boa sorte nessa nova etapa da sua vida!!
do seu fã!!
Rafael
por Rafael Cadedo, em 03/11/2009
hahaha, grande texto Fabinho, nem preciso dizer mais nada.
Só rezar pro “backyard” quebrar de gala.
; )
por Christian Herzog, em 04/11/2009
ae fabinho, exemplo pra garotada ai!!
segue com fé rapaz, tu nao tem que provar nada pra ngm, tua historia no surf brazuca e mundial nao acabará nunca, porque teu nome já tá escrito entre os melhores.
força, garra e boas ondas, seja em floripa ou ao redor do mundo.
por Filipi Sotopietra, em 05/11/2009
eai fabulozo firmeza tu merece o merecido descanço, tu fez muito mas muito mesmo oelo esporte mais até do que quem tem o poder para muda e nuca o fez cresci te vendo surfar sendo seu fã te conheci em ubatuba minha terra natal,vi teus filhos nasceren e seren surfista como o pai voce é gente pracaramba uma sugestão voce e o teco como percuçores mai conhecidos da massa eu acho finalizaren em maldivas assim como no inicio da carreira voces surfaram la maldivas esta ensserrando sua participação também disem que ela ira sumir acho que ela merece suas presenças como despedida bem documentada finalizo te desejando muita sorte grande amigo surfista pai marido aredito eu e muitos outros atributos que sempre serao so teu!!!!!!!!!!!!!
por kellyrson ambrozio soul surfer, em 05/11/2009
Tu é um baita de 1 atolado mesmo, teu negócio é museu mesmo… tem mais é q abrir um varalllllllllllllll, ventinho varalllllllllllllllll rssssssssss… Fabio, Fiá..etc… tu vai fazer falta. Não vejo a curto prazo alguem usando lycras e representando o país como tu. Não me vai virar paraíba flanelhinha de pico secret. Virá tec(dessa pregaiada) managers de marcas com essa nova geração(teacher, mentor)… vai que tu é o cara…. se não der certo, monta 1 banda Cover do Chico science….rsssssssssssss
e terminando…. parabens pelo teu papel na História do nosso esporte.
Keep walking….opssss….. Keep surfing
Forte abraço
Ronaldo Poa
por Ronaldo Poa, em 06/11/2009
Parabens Fabinho, pela sua carreira vitoriosa, tanto no lado competitivo , quanto familiar , um exemplo a ser seguido por toda esta geraçao que esta ai e por vir, um abraço meu e do Bruno Santos. o Bruninho vai ficar livre de voce , mais vai ter que roer o osso do Iseu filho , apesar que ele tambem ,esta desistindo das competiçoes. Mais uma vez parabens
por eduardo santos, em 07/11/2009
Parabens, Fabinho, pela brilhante carreira, e pela familia que construiu, vai deixar saudades, exemplo para esta geraçao,que esta ai e as que estao por vir, parabens em meu nome e do Bruno santos, que sempre te admirou assim com eu, o Bruninho vai ficar livre de voce nas competiçoes, mais vai ter o Yam ., apesar que ele tambem esta dando um tempo nas competiçoes . vai compettir so em alguns eventos , vai ficar mais no free surf. Mais uma vez PARABENS
por eduardo santos, em 07/11/2009
Ele simplesmente é o cara , além de mostrar para resto do mundo que o surf brasileiro é totalmente forte , o cara é totalmente humilde , levando carisma para todo lugar que vai , surfando com a galera no final de semana , pelos cantos da ilha .
Te desejo tudo de bom ai
abraçoo de seu fã!! Boas ondas
por Samuel Fonseca, em 10/11/2009
FIA
VALEU PELA BRILHANTE CARREIRA PELOS MOMENTOS DE PRAFER QUE VC NOS PROPORCIONAVA AO VER UMA REVISTA DE SURF OU SITE DA ASP E VC E CIA ROUBANDO A CENA DEIXANDO OS GRINGOS DE BOCA ABERTA.
OBRIGADO PELA CONTRIBUIÇÃO VC FEZ E FAZ A DIFERENÇA IRMÃO ………. MUITOS ANOS DE ÁGUA SALGADO E VIDA ETERNA.
por ANDRE ALVES, em 13/11/2009
Fabinho
Desejo sucesso total para você nesta nova fase da sua vida profissional (agora oficial), quando morava em Portugal as coisas que me davam mais orgulho de ser Brasileiro eram: as vitórias de Senna aos domingos e as noticias do “Fia” mundo a fora! Hoje você continua sendo exemplo para todos que trabalham no mercado, seja competindo, vendendo, produzindo ou seja la de que forma interagindo com o surf. Parabéms
por Adolfo, em 13/11/2009
Fabio Gouveia,
eu acompanhei toda sua carreira, tenho 37 anos, portanto, posso falar que vc sempre foi campeão, só um campeão surfa comcoraçã, e vc éassim. dependurar a lycra não significa q vc deixe de ser a inspiração de muitos surfistas. sempre será o mestre, parabens pela carreira e espero ver sempre muitos videos e noticias sua.
ah, já quero dexar parabens pelasua proxima carreira, que sei que será brilhante, e pode contar que estarei sempre acompanhando.
Denis
por Denis Giberton, em 15/11/2009
Vai, não. Fica mais um pouco (rsrsrsrs).
Fia, lembro como se fosse hj quando fui pedir minha primeira prancha ao meu pai. Ele me respondeu da seguinte maneira: “Só se você surfar igual aquele surfista Fabio Gouveia…”.
Até tentei, vissi. Só que não é facil porque vc é único; Igual a você não existe. Vc sempre foi e será meu surfista predileto. Tenho muito orgulho e fico muito feliz quando me falam que tenho o estilo parecido com o seu.
Fia, parabéns por todos seus feitos e conquistas no esporte, por abrir tantas e tantas portas, por nos poupar quebrando varias barreiras (que não tivemos de enfrentar gracas a vc).
Obrigado pelas conversas que vc já teve comigo sobre as competições e a vida.
Obrigado por aquela carona de Maraca pra Recife. Falei que minha avó não estaria em casa e não tinha como ir para casa dos meus pais em Casa Amarela porque era muito longe.
Daí, você me convidou para dormir na sua casa mesmo me conhecendo pouco. Fiz isso porque já tinha uma grande admiração por você e realizaria um sonho ao estar ao seu lado… passando alguns momentos ao lado do meu ídolo.
OBRIGADO POR TUDO FIA.
E boa sorte para nova fase da sua vida. Agora q danado tu vai apronta? Tu nao para quieto.
Falowwww
Abraço
Curupira (rsrsrsrsrs)
por bernardo pigmeu, em 16/11/2009
Brother nos somos seus fas e vamos ser sempre, vc inflenciou minha geração e dropou as maiores, vai muito alem da competição vc venceu e vence nitorias que muitos competidores nem chegaro a experimentar, adimiro muito seu surfe mas principalmente a lição de vida e o filme é irado parabens brother, agora é só mais um recomeço de mais uma brilhante fase, grande abraço!!!
por Erdner Oliveira, em 17/11/2009
Fia,
Nos brasileiros so temos q agredecer oq vc fez pelo o esporte q tantos amamos!!!Vc continua e sempre continuara sendo espelho para nos surfistas.Tanto dentro daqua como fora,dela pela sua personalidade e carater!Boa sorte na sua nova jornada!!!
Um grande abraço
Gustavo Reis-niterói-rj
por gustavo dos reis pimenta, em 26/11/2009